Friday, April 29, 2011

Rei Salomao





Ate ha alguns poucos anos atraz eu considerava o Rei Salomao como o homem mais “burro” de toda a historia da humanidade. Ja hoje, por respeito, considero-o o mais “ousado” homem que viveu ao mesmo tempo o mais sabio.

Seus ensinamentos sao impressionantes, a sabedoria acumulada ao longo dos anos eh absolutamente inigualavel. A primeira vez em que li o livro de Proverbios e Eclesiastes logo fiquei impressionado, porem nao tanto quanto a segunda, terceira, quarta…. etc….

Para se ter uma ideia ha uma quantidade inimaginavel de conselhos (por volta de 3000 se nao me falha a memoria). A principio parece simples e obvio… parece… eis que eu tentei escrever 10 frases a respeito da vida e… foi ai que eu vi que o buraco estava muito alem do que eu imaginava.

A tentativa de escrever as frases, pelo menos 10, nao era para desafiar a biblia, nada disso. O pastor da nossa igreja dizia que escrever toda aquela quantidade de proverbios nao seria possivel sem a sabedoria divina, por mais que o homem se esforcasse aquilo era sabedoria demais. Eis que entao eu, na minha humildade, fiz um desafio para mim mesmo… escrever 10 frases a respeito da vida.

A cada frase em que eu tentava escrever a minha cabeca esquentava… eu pensava e pensava mais e mais a respeito do mesmo assunto ate que… desisti, o livro de Proverbios era o suficiente para mim.

Voltando ao assunto principal, por que eu considerava o Rei Salomao o homem mais “burro” de toda a historia?

Eu realmente acredito que, assim como a palavra nos diz, nao houve, nao ha e nem havera outro mais sabio que ele. Entao como um homem, sendo o mais sabio de toda a historia da humandade, foi se casar com 1000 mulheres, ter outras milhares de concubinas, se misturar a outras diversas regilioes, ter feito de tudo o quanto ele quisesse e pudesse fazer, e no final da vida, escrevendo o livro de Eclesiastes, dizer que “tudo eh como correr atraz do vento”?

Primeira conclusao que cheguei eh o fato de que saber demais eh bom, ate um certo ponto. Por que? Quanto mais se sabe maiores sao as dores de cabeca (ver as respostas de Deus a Jo por ex.).

Segunda conclusao: ha a sabedoria proveniente de Deus e sabedoria proveniente dos homens. Estas duas sao completamente diferentes.

A terceira conclusao eh o fato de que nem todos os que sabem o que se deve fazer o fazem necessariamente.

Quarta e a mais importante conclusao eh o fato de que sabedoria, seja la qual for ela, nao esta necessariamente atrelada a salvacao. Nao eh porque voce tem sabedoria que voce ira ser salvo. Salvacao eh apenas mediante Cristo Jesus.

Ha quem concorde, discorde, tenha a acrescentar ou tirar em algumas dessas conclusoes. Mas o que mais me intrigava nao eram essas conclusoes, eu buscava uma resposta a respeito de Salomao que nao estava conseguindo achar. Novamente a pergunta: como o Rei Salomao, sendo o mais sabio de todos os tempos, chegou a viver uma vida de pagao, completamente longe de Deus, praticando todas as imoralidades, idolatrias possiveis?

Um homem que cultuou a Deus do jeito que cultuou, que impressionou a Deus pelo seu pedido (enquanto outros reis pediriam riqueza, liberdade, seja la o que for, Salomao pediu por sabedoria para governar Israel de forma justa e honesta).

Neste mesmo blog eu escrevi a respeito da lideranca de Moises.

Deus me colocou em diversas oportunidades para liderar jovens dentre eles criancas, adolescentes, juventude (universitarios), nesse caminho percorrido vi que:
-       Eu certamente serei julgado com rigorosidade por Deus mediante o fato de que Ele me colocou para liderar esses jovens. Embora eu tenha autoridade sobre eles da mesma maneira Deus ira cobrar de mim de acordo com a responsabilidade dada a mim.
-       Criticas: ate hoje sou criticado, as vezes ate odiado e de fato isso ja aconteceu em diversas oportunidades. Nao creio em hipotese alguma que isso seja comparavel a o que o Rei Salomao deva ter passado. Imagine voce ser rodeado de 1000 esposas, todas insatisfeitas, pedindo isso, aquilo, etc, etc, falando e falando sem parar, cobrando, creio que os casados devam entender que o casamento nao eh la mil maravilhas a 2, imagine a 3, 4, 5… 1000 mulheres chorando ao seu lado dizendo “voce nao me ama mais!!!”.
-       E para dar atencao a todos os filhos dessas 1000 mulheres?

Entao eu entendi que so estando no lugar de um rei para saber o que se passa por la.

Se voces encontrarem referencia a respeito do Rei Salomao em outras religioes nao desanimem. Saibam que muito provavelmente tudo seja verdade, o proprio Salomao confessa ter feito de tudo.

Hoje para mim a sua ousadia foi conseguir ir ao fundo do poco e concluir que Deus eh soberano. Israel, nos tempos de Salomao, teve uma epoca de muita prosperidade, riquezas, luxo, e nessa situacao um homem conseguiu declarar que Deus eh soberano.

A riqueza cega as pessoas a ponto de negarem a Deus e buscarem prolongar ao maximo suas vidas aqui na Terra. E foi nessa situacao que Salomao conseguiu abrir os olhos para voltar a Deus Criador.

Pensar e Refletir
Grace ‘n Peace
Live Free In Jesus Christ~ 

1 comment:

  1. salve, manolo!

    Aqui é o Rabino do Crentassos!

    se precisar de qualquer coisa, dá um toque pelo email ou twitter... twitter é mais facil, pq se caso eu não estiver online, algum outro editor vê e te responde...

    abração

    ps.: Vc tá na Korea?? Tá loco heim! q longe!

    abrass!

    ReplyDelete