Tuesday, May 5, 2015

Plantar e Colher


Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Gálatas 6:7-9

Bonita a passagem acima? Ao mesmo tempo cruel.
Antes de mais nada vamos lembrar de uma coisa, Galatas escrito pelo apostolo Paulo e um resumo do livro de Romanos.

Citei essa passagem aos meus alunos domingo. Como somos todos da geracao Y achei muito necessario adiantar os nossos pontos fracos a eles.

Diferente da geracao dos nossos pais, nos da geracao Y (de uma forma bem larga compreendem os nascidos a partir da decada de 70 ate os da decada de 90, pode variar de autor para autor) somos muito impacientes e imediatistas. Como vivemos em uma epoca onde a internet conectou o mundo todo, e o pior, temos informacao do mundo no nosso bolso (atravez dos smartphones) tendemos a achar que as coisas sao faceis, como se fosse um simples clique no google para se obter todas as informacoes e solucoes das nossas vidas, pobres da nossa geracao, e ai que nos enganamos.

Meus avos foram agricultores, meus pais sairam da agricultura para trabalhar na cidade (Seul, Coreia do Sul) e pouco depois vieram para o Brasil. Na agricultura voce basicamente vive regando o solo para que a semente la plantada gere o broto, fruto etc. Um agricultor sabe bem as estacoes do ano, sabe quando plantar e quando ira colher. A passagem biblica acima usa justamente essa lei que rege nao apenas o nosso mundo carnal mas tambem o mundo espiritual.

Seria basicamente o efeito acao e reacao. Para todos os nossos atos existem consequencias, porem, a questao que quero ressaltar nao sao os nossos atos, mas a falta de atos. Se voce nao planta nao vai colher e esse e o problema da nossa geracao. Ironicamente estou usando a internet para divulgar isso pois nossa geracao passa horas e horas na frente da televisao, smartphone, computador, assistindo filmes, programacoes, jogando jogos, e estudo construtivo para o nosso futuro geralmente nao toma muito tempo, basta digitar no google que em 1 minuto terminamos os nossos deveres e voltamos ao entretenimento.

Quando comecei a atuar como empresario entendi que as coisas nao acontecem de um dia para o outro, muito menos de uma hora para outra. Demorei 3 anos para firmar meu primeiro cliente e so depois comecei a ter novos clientes, mesmo assim eu nao tinha dinheiro para me manter entao parti para um emprego e ao mesmo tempo mantive os meus clientes. Foram alguns anos vivendo na loucura pois o emprego me tomava o dia todo, quando eu tinha que empreender eu basicamente tinha que gastar todas as minhas ferias para tirar os atrasos dos meus negocios. Muitas vezes pensei em desistir pois eu nao dormia mais que 4 horas por dia, imagine a loucura. Depois de alguns anos a minha renda como empreendedor comecou a superar a do meu emprego, so entao larguei tudo para apenas tocar os meus proprios negocios.

Como eu disse, isso e plantar e colher, acao e reacao. Se voce nao semeia e nao rega nada ira acontecer e e necessario regar com agua e fertilizantes sem parar ate que comece a brotar o que voce plantou. O lado ruim disso e que se voce plantar maldade a sua vida se tornara um desastre. Viver fazendo inimizades, dividas, nao e nada bom por isso a passagem a seguir destaca tambem que nos devemos fazer sempre o bem.

Quando voce faz todo trabalho apenas para preencher o seu egoismo (sua carne) o resultado tambem sera desastroso, como a propria passagem acima diz. Semear pela carne nao da certo.

Para todas as coisas que nos fazemos devemos ter em mente que nessa vida tudo passa, a juventude em si nao passa dos 50 anos, depois disso vem a velhice. Entao tudo que nos semearmos tem que ser para Jesus. A morte e inevitavel entao nao adianta nos enganarmos achando que a morte nunca vira, nem adianta nos enganarmos achando que ja que vamos morrer temos que aproveitar a vida ao maximo fazendo o que? Curtindo adoidado todos os prazeres da vida? Nao e isso que diz a escritura acima. Semear para o Espirito significa dizer investir no evangelho, na palavra, ou seja, nosso trabalho em si tem que ter por finalidade evangelizar e viver pela palavra e por Jesus Cristo.

Por fim lembre-se, se voce trabalhar duro e nao desistir uma hora o resultado aparecera, lembre-se que isso tomara alguns anos de voce, portanto nao desista.

Pensar e Refletir
Grace'n Peace
Live Free In Jesus Christ~♥

No comments:

Post a Comment