Monday, April 6, 2015

Coreia do Sul


Sei que muitos nao me conhecem. Meu intuito e apenas tentar ajudar a voce que quer um ponto de vista um pouco diferente. Sou evangelico e creio em Jesus como o unico caminho da salvacao.

Em tudo que eu for falar estarei baseando nos ensinamentos biblicos e o assunto de hoje vai ser o pais em que sou descendente, Coreia.

Talvez muitos nao conhecam a historia das 2 Coreias ou mesmo a localizacao geografica desse pais. Esta nacao tem um historico de guerras interminaveis localizado no meio de onde hoje sao conhecidos como gigantes polos economicos mundiais, Japao-China-Russia. Sao historicos 5000 anos de guerras por territorios onde a Coreia sofreu por milenios por todos os lados e aproximadamente 100 anos atras fomos dominados pelos japoneses e libertos apenas na segunda guerra mundial, quando os mesmos japoneses perderam a guerra para os Estados Unidos (as famosas bombas de Hiroshima e Nagazaki).

Depois da libertacao a Coreia foi difivida em 2 paises que dura ate hoje, Coreia do Sul e Coreia do Norte.

Em relacao a Coreia do Norte irei comentar em outro post. Hoje falarei um pouco da Coreia do Sul.

Na decada de 50 a Coreia do Sul foi considerado o segundo pais mais miseravel do mundo, isso mesmo, apenas a India era o pais mais miseravel, estivemos atras de todos os paises africanos. O tempo de vida de cada sul-coreano nao passava dos 25 anos. Faltava tudo, nao haviam predios erguidos e nada. 50 anos depois a Coreia do Sul esta entre as 12 econimias mais desenvolvidas do mundo.

Entao pergunto por que?

Se voces pesquisarem existem diversos estudos apontando certas causas de um desenvolvimento milagroso desses. A Coreia do Sul nao possui nenhum recurso natural, nada que possa ajudar na sua economia, ou seja, todo desenvolvimento foi a base de puro trabalho.

Cresci no Brasil e infelizmente vejo que ha ainda muito caminho a percorrer. Embora o pais tenha uma imensidao de recursos naturais, grande parte desses recursos ja foram e continuam sendo sugados pelo mundo afora.

Pelo menos nos ultimos 1000 anos de historia voce nao encontrara um registro de uma nacao que em menos de 50 anos tenha saido da extrema miseria para o bloco dos paises mais desenvolvidos. Esse milagre nao e feito por maos humanas.

Tudo comecou com a entrada dos missionarios norte americanos no final do seculo 19 para o seculo 20, o evangelho entrou na Coreia muito rescentemente. Com o termino da segunda guerra mundial e com a ajuda dos Estados Unidos na Coreia do Sul (pois a Coreia do Norte estava nas maos da Russia) foi-se erguido o primeiro congresso e o primeiro presidente sul coreano pos guerra.

O nome do primeiro presidente sul coreano era Lee Seung Man. Ele era evangelico fervoroso e na epoca a bancada no congresso era composto aproximadamente por 95% de cristaos evangelicos. Antes de comecar a sessao o presidente Lee Seung Man fazia uma oracao e como 95% dos deputados eram evangelicos todos oravam sem nenhuma resistencia. Estes primeiros lideres sul-coreanos surgiram por causa dos missionarios que chegaram na Coreia do Sul no final do seculo 19.

Foi assim que comecou a historia rescente da Coreia do Sul. O desenvolvimento foi feito atraves disso e nao e por menos, hoje a Coreia do Sul tem o segundo maior numero de missionarios evangelicos ao redor do mundo (aproximadamente 25.000), atraz apenas dos Estados Unidos (um pouco mais de 100.000 missionarios).

Sei que a sua crenca talvez nao seja a mesma que a minha. Mas eu gostaria que voce refletisse a respeito do por que a Coreia do Sul e nao o Brasil?

Por que o Brasil hoje regride?

Sabe do que eu tenho certeza? A mudanca comeca a partir de mim, de nos, de todos nos. E isso comeca com a educacao. A nossa base de educacao tem que seguir os preceitos biblicos pois e a partir dela que temos uma forma de transformar cada pessoa ao ponto de se doar pelos nossos filhos. Comeca a partir de mim, de voce, ensine a biblia aos seus filhos e aplique a palavra de Deus tanto em voce mesmo para que os nossos filhos vejam que nao estamos ensinando isso a toa.

Foi assim que a Coreia do Sul recomecou sua historia. Foi baseado no evangelho, nao e a toa que hoje entre as 10 maiores igrejas do mundo ao menos 7 sao sul-coreanas.

Entao o que acha? Procure estudar sobre a vida de Jesus, em tudo se aplica nas nossas vidas, nao apenas a salvacao mas tambem no sucesso do mundo em que vivemos.

Nao irei aprofundar muito neste post.

Pense e reflita
Grace'n Peace
Live Free In Jesus Christ~♥

No comments:

Post a Comment