Tuesday, July 26, 2011

Provacoes




Me lembro ate hoje de quando eu estava na sexta serie. Eu havia acordado de manha bem cedo, ido ao banheiro e lavado o meu rosto. Logo pensei “Mas que droga!!! Parece que esse pesadelo de ir a escola nunca ira acabar!!!”

Todo final do bimestre eram provas e mais provas, 2 semanas seguidas incluindo os 2 sabados. Era uma prisao que parecia nao acabar mais. Ano apos ano, e finalmente eu havia chegado no terceiro ano colegial, outro pesadelo, estudar para passar no vestibular, outra prova, e das pesadas. Na epoca eu estava interessado em cursar medicina, o que me fez optar pelo colegial voltado para ciencias biomedicas e que por sinal mais peso nas minhas costas, provas e mais provas.

No quarto ano de faculdade a mesma coisa, eu estava louco para que as provas terminassem logo, que o curso acabasse e que eu tivesse o diploma em maos para entrar definitivamente no mercado de trabalho, principalmente porque os benditos testes terminariam. Na pos graduacao a mesma coisa. Enfim… hoje eu concluo que “eu era feliz e nao sabia”.

Ano apos ano as materias dadas pelos professores se complicavam mais e mais, mas nada foi impossivel de ser vencido. Mesmo em um periodo de adaptacao horrivel que tive que passar ao mudar de um colegio para o outro ainda no ginasio, e mesmo assim tudo foi vencido. Fui sendo aprovado ano apos ano.

E as provacoes continuam ate hoje, mesmo no trabalho, so que em um grau sempre mais elevado. Tudo parece novo, e o engracado eh que uma vez vencida um tipo de provacao a mesma ja nao eh tao dificil de ser superada em uma segunda instancia.

Os grandes nomes na biblia passaram por estagios de moldagem, foram provados com fogo. Ninguem se tornou grande de um dia para o outro. Ate atingir um nivel de maturidade houveram obstaculos a serem superados. A palavra mostra claramente que o mesmo se aplica a nos. Se queremos ser grandes teremos que passar por testes, mais testes e vencer todos eles.

Ninguem nasce querendo ser perdedor e ao mesmo tempo todos querem conforto e vida facil. Se voce quer ser grande esqueca isso. Com o passar do tempo as responsabilidades chegarao e depende de quanto voce foi treinado, provado, para saber dar conta e administrar isso.

Davi foi rei, a sua verdadeira grandeza estava em seu coracao, examinem e verao que muitas vezes, em prol ao reino unido (pois no comeco Israel e Juda estavam divididos), Davi teve que se calar. Muitas vezes ele teve que ter paciencia para nao tomar nenhuma decisao precipitada. A sua paciencia nao apareceu de um dia para o outro. Vejam as escrituras e voces entenderao que ele passou por um processo de provacao nada agradavel para poder dar conta da responsabilidade que estava por vir.

No novo testamento eu gostaria de citar o apostolo Andre. Uma das poucas referencias dele na biblia se encontra no milagre da multiplicacao dos paes e peixes. Ele simplesmente levou o garoto a Jesus. Nao tentou resolver por si so o problema da multidao faminta, nao se desesperou, agiu como se nada tivesse acontecido. Ao ler a passagem sobre o apostolo Andre tenho uma nitida impressao de que ele estava confiante, simplesmente teve fe no Senhor. Esta era a sua grandeza, nao se abalar e confiar no Senhor como a solucao desse problema. Certamente essa fe e confianca que ele teve nao surgiram de um dia para o outro. Alguma coisa ele experienciou para manter tal postura.

Eu fico pensando por o que esses personagens passaram durante as suas respectivas fases de crescimento. As vezes eu queria saber como estavam os seus coracoes em momentos de desespero, difculdades, provacoes.

O mesmo acontece com voce, comigo e com todos. Todos nos passamos pelo mesmo estagio de transformacao e a melhor maneira de moldar alguem eh quebrando, isso mesmo, destruindo e eh aqui que as coisas complicam. Voce sera destruido, quebrado, ate ser rebaixado para o fundo do poco. As provacoes vem seguidas de sofrimento, nenhuma provacao vem para ser facil e tranquila. Todas vem para serem dificeis.

Vencer uma provacao significa passar de ano. Uma vez concluida ela ja nao eh provacao. Faca voce 2 vezes a mesma prova, na segunda ela estara bem mais facil.

Deus conhece os nossos pontos fracos entao nao espere que Ele va explorar seus pontos fortes para serem provados. Ele estara trabalhando justamente onde voce eh mais fraco.

Como se pode ver todos nos somos diferentes. Provacao para uns eh alegria para outros, isso mesmo, repetindo, provacao para uns eh alegria para outros, ou seja, se para mim tal coisa eh provacao talvez para voce isso seja brincadeira de crianca que pode ser facilmente vencida. Tudo bem, deixe-me citar um outro exemplo biblico.

Abraao foi provado e voce ja deve estar imaginando o que seja. Deus mandou que Isaque fosse sacrificado, seu unico filho. Com muita tristeza do coracao Abraao foi e fez o que lhe fora ordenado. Se nao bastasse aquilo foi uma provacao para Isaque tambem, e ele tambem passou, nao fugiu. Veja, voce acha que um garoto jovem e saudavel como Isaque nao seria capaz de fugir de um idoso de mais de 100 anos como Abraao? Os 2 passaram por uma provacao extremamente dificil. Obvio nao? Nem tanto. Vejamos o proximo fato.

Davi teve diversas esposas. Diversos filhos. Em uma epoca pos unificacao de Juda e Israel se Deus tivesse aplicado a mesma provacao em Davi, eu digo, a de sacrificar filhos, tenha a certeza que para ele isso nao seria provacao e sim uma explosao de alegria. Engracado nao? Pq? Davi tinha filhos que queriam mata-lo, tomar o seu trono, etc… logo uma provacao de sacrificar um de seus filhos nao seria provacao e sim um alivio imediato.

Nao sei ao certo qual o seu ponto fraco e forte. Mas tenha a certeza de que todos nos somos iguais, pecadores, fracos. Deus estara moldando voce conforme a vontade divina, tudo para te fortalecer. Nenhuma provacao vem para tirar e sim acrescentar, ela vem sempre para fortalecer. Nenhuma provacao acaba de um dia para o outro, ela deixara sequelas, cicatrizes, marcas. Voce se lembrara de todos os momentos dificeis em que passou e entao vera que tudo valeu apena.

Faca valer apena tudo que voce tem passado. Use as suas cicatrizes, marcas, sequelas a favor dos que precisam. Testemunhe isso. Clame a Deus para ser provado. Prove a sua fe.

Por que Deus provaria? Esta claro agora nao?

Eu particularmente nao ficaria feliz ao ser provado, porem eu nao poderia passar por uma provacao em branco. Voce tera oportunidade de ate mesmo fugir de certas provacoes, nao fuja, enfrente elas de frente. Sinta-se honrado em ser provado e venca sempre! Ao fim de uma provacao esta a bencao. Voce sempre saira ganhando ao superar essas dificuldades. Grandes nomes da atualidade passaram por processos nada agradaveis para se tornarem o que eles sao hoje. Muitos foram moldados desde a infancia.

Nunca eh tarde para ser moldado e acredite, tenha fe de que para Deus voce nao eh um mero coadjuvante nesse mundo. Para Deus voce eh o personagem principal, Jesus nao veio ao mundo morrer por um passarinho, cao, gato, ovelha, nada disso, ele veio para morrer por VOCE.

Pensar e Refletir
Grace 'n Peace
Live Free In Jesus Christ~

No comments:

Post a Comment