Monday, June 22, 2015

Realidade do Mercado de Trabalho


Estive ontem conversando com os meus alunos sobre a diferenca entre o que se aprende dentro da escola (incluindo faculdade) e fora dela. Aparentemente eles ficaram um pouco chocados visto que sao do ginasio e colegial, uma idade em que voce nao tem muita nocao do mundo.

Nao vou generalizar, apenas falar da realidade que existe no mundo inteiro. Estudar e importante mas a sua aparencia muitas vezes contara mais do que sua experiencia em si. Infelizmente hoje vivemos em um mundo de aparencias e isso tambem se reflete no mercado de trabalho e nao apenas na TV ou cinema onde imagem e tudo. Comerciais, filmes, novelas, em tudo que voce for assistir ha a predominancia de gente jovem, bonita, boa aparencia... 

Nao estou dizendo que nos devemos viver sem tomar banho e sujos, me refiro literalmente a sua aparencia como um fator que e praticamente o que determina o seu sucesso e quem decide isso e o entrevistador ou o seu superior. Quanto mais o tempo passa o mundo e as pessoas que vivem nela se deixam levar cada vez mais pelo fator externo e nao mais a beleza natural das pessoas.

A ciencia em si hoje busca sempre tentar resolver o problema da morte, rejuvenescimento, saude, longevidade. Ora, nao e a ciencia que vai te dar mais anos de vida, nao e um seguro de vida que vai lhe garantir a vida, nao e um seguro saude que vai lhe garantir saude, Deus e quem tem o controle de tudo isso e quanto mais os dias se passam menos as pessoas se lembram de Jesus, o unico que resolveu o problema da morte.

No mercado de trabalho as pessoas tendem a priorizar muitas vezes a beleza externa por acharem mais saudavel, mais compativel ao ambiente, so depois da sua apresentacao pessoal vem a sua qualificacao. Nao estou generalizando mas na grande maioria das vezes isso acontece. Se voce quer ser bem sucedido e quer alcancar cargos mais altos a sua imagem pessoal conta e muito.

Essa e a realidade do mundo em que vivemos, o preconceito existe sim, sempre existiu e continuara a existir. Entao gostaria de lhe aconselhar o seguinte, busque a Deus e peca a ele para te guiar e conseguir um trabalho digno e decente. Se realmente a beleza externa fosse o fator determinante para tudo apenas modelos de grife seriam bem sucedidos.

Tenho entendido que antes de tomar uma decisao, tentar buscar um emprego ou algo, Deus tem que ser consultado. Para mim o mais importante no mundo dos negocios sao as pessoas que voce encontra. O contato esta acima de tudo pois por mais que a beleza externa esteja dominando o mundo em que vivemos os cargos de confianca sao dados para pessoas de confianca.

Eu por exemplo trabalho no ramo de comercio exterior e confianca e praticamente tudo no negocio. Sem confianca nao se trabalha nesse ramo por isso buscamos sempre honestidade em primeiro lugar (nao que a apresentacao pessoal seja dispensavel). O unico que pode fazer voce encontrar as pessoas certas em um mundo de incertezas e Deus e nao voce. Eu tenho amigos que me dizem que foram traidos por seus parceiros comerciais, pegaram dinheiro emprestado e nao devolveram, casos desse tipo. Isso aconcete na ausencia de Deus como seu guia, pois mesmo hoje vivemos um mundo onde pessoas acham que conhecem a Deus porem Deus ja abandonou elas pois fazemos de Deus um objeto para preencher nosso egoismo, ou voce gostaria de se tornar um objeto para preencher o egoismo de alguem? Certamente nao e Deus tambem nao quer isso.

Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora: Assim como os peixes são apanhados numa rede fatal e os pássaros são pegos num laço, também os homens são enredados pelos tempos de desgraça que caem inesperadamente sobre eles.

Eclesiastes 9:11,12

Entendeu por que voce precida de Deus? Voce vive em um mundo de aparencias, um mundo que as pessoas te julgaram pela sua aparencia, e se voce for bonito(a) para o padrao mundial de hoje em dia vai ter vantagens grandes comparado aos que nao sao tao bem dotados de uma beleza externa. Sao poucas as pessoas que realmente irao buscar confianca e honestidade antes de olhar reparar na sua aparencia. Encontrar as pessoas certas nesse mundo e tudo que voce precisa para alcancar o sucesso, mas para isso busque agradar a Deus.

Pensar e Refletir
Grace'n Peace
Live Free In Jesus Christ~♥

No comments:

Post a Comment