Wednesday, January 18, 2012

Os Dons Espirituais



Pessoal, antes de lerem gostaria que entendessem que o meu portugues ja nao eh mais o mesmo, portanto tentem entender o contexto, como eh triste esquecer aos poucos uma lingua quando se esta morando em outro pais…

Aos 12 anos eu lembro-me que havia perguntado a minha mae a respeito do dom de orar em linguas. Eu achava sensacional uma pessoa falar em linguas estranhas. Imagine de uma hora para outra voce estar falando em uma lingua que apenas Deus pode entender. Demorei a entender a importancia desse dom e de outros em nossas vidas.

Os dons espirituais sao ferramentas, presentes de Deus a nos cristaos. E sao dons que devemos buscar sem hesitar.

Eu havia procurado bastante a respeito desses misteriosos dons espirituais, pois como um bom jovem apressado eu queria ter todos eles, todos, mas… para que??? Eis o primeiro desafio. Receber os dons.

Ao longo e atravez de oracoes eu fui recebendo pouco a pouco e desenvolvendo esses dons espirituais. Eu gostaria que todos voces buscassem os dons espirituais custe o que custar. Embora todos os dons sejam importantes eu gostaria que voces buscassem primeiramente: sabedoria, palavra de conhecimento, fe, discernimento de espiritos, poder para operar milagres (eu prefiro traduzir esse dom como o da capacidade de realizacoes) e o de variedade de linguas.

Esses dons estao descritos na primeira carta de Corintios capitulo 12. Deem uma lida e verao que ainda ha outros 3 dons espirituais, o de curar, o de profecia e o de interpretacao de linguas. Eu gostaria mesmo eh de focar nos que citei acima especialmente nessa carta de Corintios.

A medida que o tempo passa o pecado comeca a tomar cada vez mais o mundo de forma estravagante. Se antes o homossexualismo era visto muito raramente hoje em dia ela virou ate um direito internacional. Sexo hoje eh algo tao comum que ate mesmo as nossas igrejas estao corrompidas e as pessoas nem ao menos se sentem arrependidas, eh so fazer e pedir perdao e pronto. Adolescentes fumavam escondidos mas hoje eh possivel ver isso de forma normal nas ruas. Bebida alcoolica?? Esta liberado a todos. Nao existe sabado, domingo, nao existe mais dia dedicado exclusivamente ao Senhor conforme o mandamento. Ego pelo dinheiro sem fim, desastres que nao acabam mais, enfim… eu poderia citar uma lista enorme da situacao mundial e nao teria fim.

Os dons sao exatamente para guiar voce, edificar e operar milagres em nossa curta jornada nesse mundo. Nao se esqueca, voce ira morrer algum dia e tera que prestar contas com o Criador.

Eu havia procurado a respeito dos dons na internet mas ninguem descreve melhor do que a propria biblia. Eu gostaria de lembrar que todos os dons sao importantes mas se eu tivesse que escolher um deles sem duvida alguma eu escolheria o dom de orar em linguas.

Eu ja ouvi pregacoes dizendo que o dom de orar em linguas eh exclusivamente para ser usado em missoes onde pessoas de outras linguas possam ouvir e se maravilhar com tal milagre. Ja ouvi dizer que nao ha efeito algum ficar orando em linguas bem alto (e eu mesmo ja disse isso atravez da minha propria boca, hoje me arrependo profundamente por tal declaracao). Citam a primeira carta de Corintios capitulo 14 como desculpa dizendo que orar em linguas eh um dom inutil quando se pode pregar e profetizar…. Um equivoco total. Eh isso que faz a falta de sabedoria ao ler a palavra divina.

O que acontecia em Corintios era o seguinte: as pessoas ao pregarem estavam falando em linguas. Quando Paulo soube disso ele descreve no capitulo 14 o contrario do que muitos imaginam. Orar em linguas eh orar para Deus e nao para os homens. Eh um segredo que so Deus toma conhecimento. Mas quando eh feita uma pregacao esta deve ser feita aos homens portanto em uma lingua que todos possam entender. Paulo diz no verso 5 que gostaria que todos falassem em linguas mas que nesse caso em particular, ou seja, em relacao a pregar e ensinar ele prefere que seja profetizado e nao falado em linguas. Portanto em um altar, uma pregacao, quem profetiza eh maior do que aquele que fala em linguas. Mas ele jamais desmereceu a extrema importancia do dom de orar em linguas. Veja no verso 18 do mesmo capitulo… Paulo mesmo diz que da gracas a Deus por orar muito mais em linguas do que todos em Corintios.

Entendem a importancia desse dom?

Nao se enganem, buquem todos os dons mas busquem com vontade o de orar em linguas. Sao segredos que apenas Deus entende, nao homens. Memorizem a 1Cor 14:2 para que ninguem faca morrer esse dom precioso. Ninguem tem que entender o que se fala. Eh algo apenas entre voce e Deus.

Ha ainda aqueles que podem interpretar esse misterio. Se por um acaso houver algum entre voces que realmente podem interpretar o dom de orar em linguas voces nao precisam ficar envergonhados. Pois aquele que recebe o dom da interpretacao sabe perfeitamente guardar um segredo. Deus nao revelaria um segredo a alguem que falasse abertamente isso a publico.

Mas voces ainda devem estar perguntando: tudo bem, buscar todos os dons espirituais especialmente o de orar em linguas… mas para que serve o dom de orar em linguas???

A resposta esta no verso 4 do mesmo capitulo: ela edifica.

Edifica como???

Voces devem entender que tudo que acontece nesse mundo, ou seja, o pecado, eh para destruir e nao para edificar. Quem destroi e satanas e os espiritos malignos.

Quando voces caem em tentacoes, alimentam o ego da carne, tudo isso eh para destruir e roubar de voces. Roubar o que? A sua VIDA.

Quando se tem um problema em casa, na familia, voce ora a Deus para que aquilo seja resolvido. Muitas vezes essas oracoes podem nao ser atendidas pois em muitos dos nossos pedidos ha egoismo e um pedido assim infelizmente Deus nao atende.

Quando se ora em linguas voce ora a Deus, o espirito fala misterios, apenas Deus entende. Que misterios? Coisas que voce deveria realmente orar e nao ora por nao saber.

Satanas possui uma capacidade fora do comun. Afinal de contas ele foi o anjo Luciel, este anjo foi tao poderoso a ponto de achar que ele deveria estar acima do Deus criador. Entendem contra quem eh a nossa luta? Eh nada mais nada menos contra um ser que foi o mais poderoso, belo, majestoso dentre todos os anjos. Satanas nao vive em um espaco com limitacao de tempo portanto ele tambem sabe do passado, presente e future, ou seja, ele sabe do seu passado (e ataca voce frequentemente com os seus erros fazendo voce se afastar da igreja com as mais diversas desculpas), seu presente (faz voce perder o controle naquele instante atrapalhando) e o seu future (ele prepara armadilhas para que em alguma delas voce caia).

O dom de orar em linguas te edifica previnindo esses ataques, resolvendo questoes do passado ainda nao resolvidas e te segura no presente caminho afastando o mal de perto de voce. Por ser eterno ele tambem tem o conhecimento do passado, presente e do futuro. Ora por coisas que voce jamais imaginaria que deveria orar, quebranta o seu coracao.

Tenham fe e nao duvidem desse dom no instante em que receberem de Deus pois satanas fara de tudo para que voce nao tenha esse presente divino.

Pensar e Refletir
Grace ‘n Peace
Live Free In Jesus Christ~